Perguntas frequentes

Consultoria de imagem

  • A consultoria de imagem é um serviço de aconselhamento personalizado no qual o cliente está no centro do processo. Considera os valores, prioridades, gosto e intenções de cada pessoa. O consultor é um profissional qualificado que guia as várias etapas do programa com curiosidade, técnica, empatia e sensibilidade de forma a encontrar soluções que respondam aos desafios colocados pelo cliente. Deve adaptar-se a diferentes contextos, ter um espírito crítico mas não fazer juízos de valor. Respeita o universo estético de cada pessoa e não projecta o seu gosto sobre o do cliente. Embora as motivações e objectivos de cada pessoa possam ser distintos, dum ponto de vista geral, o que se pretende é encontrar códigos visuais - roupa, tecidos, cores, acessórios, maquilhagem e cabelo, entre outros - que traduzam a personalidade e os valores de cada ser humano. Os benefícios são múltiplos e podem passar por uma rentabilização de tempo e recursos, melhor gestão de compras, maior confiança na imagem pessoal, afirmação do estilo individual e uma aprendizagem de estratégias de valorização que fica para a vida.

  • Os nossos programas de imagem pessoal podem ser realizados em inglês ou espanhol. Se quiser fazer um dos nossos cursos de consultoria de imagem, fale connosco e desenhamos uma proposta à medida.

Cursos

  • Como em qualquer área, consideramos que a formação é fundamental. A consultoria de imagem tem técnicas específicas que permitem uma abordagem isenta, completa e ajustada a cada cliente. São estes conhecimentos que diferenciam um profissional de uma “amiga que tem bom gosto e jeito para dar dicas sobre roupa”.

  • 95% dos alunos da Blossom vêm de áreas que nada têm a ver com moda. A nossa linguagem é acessível e os conteúdos foram desenvolvidos de modo a potenciar a reflexão. A vertente prática do curso ajuda a consolidar técnicas e traz mais segurança a cada formando.

  • O acompanhamento às compras é uma das vertentes da consultoria de imagem. Um consultor de imagem pode ser um “personal shopper” quando há necessidade de fazer compras com os clientes. A consultoria de imagem é uma área que inclui outras valências além do shopping.

  • Acreditamos que o mais importante é gostar de trabalhar com pessoas. Esta área vai muito além da moda, da mera escolha de roupa ou acessórios. Passa por compreender todo o contexto do cliente, respeitar o seu gosto, a sua zona de conforto, o universo estético em que ele se situa. O consultor de imagem deve ter capacidade de se abstrair do seu gosto pessoal. O cliente é a prioridade. Empatia, isenção e sensibilidade são fundamentais.

    Como é uma área onde se trabalha por conta própria, é importante ser-se organizado e ter um espírito empreendedor. Boa capacidade de comunicação também ajuda. Na primeira aula do nosso curso falamos sobre tudo isto em detalhe.

  • Existem cada vez mais pessoas a recorrer aos serviços de consultoria de imagem e a investir na sua imagem pessoal. A área já não é vista como um serviço de luxo, exclusivo para um determinado nicho. A sua abrangência tem vindo a aumentar. Como em todas as áreas em que se trabalha como freelancer (maquilhadores, stylists, fotógrafos, personal trainers, designers, músicos, entre tantas outras profissões), é preciso ter uma atitude empreendedora e ser-se perseverante. Não acreditamos em sorte. Acreditamos em foco e trabalho. Quando gostamos muito daquilo que fazemos e trabalhamos nesse sentido, as coisas acontecem. Na Blossom damos todas as ferramentas para que cada formando possa criar o seu percurso profissional com segurança e excelência.

  • A maioria dos nossos cursos de consultoria de imagem realiza-se à distância. As aulas são dadas em directo no Zoom, gravadas e disponibilizadas para download, assim como o seu conteúdo. Como há temas que não podem ser aprendidos à distância, criámos um curso complementar intensivo - CI: Lab - no qual reunimos toda a vertente prática da formação, condensada num fim de semana. Assim, todos os formandos que não residam em Lisboa podem articular melhor a sua disponibilidade e evitar demasiadas deslocações.

  • Claro que sim. A nossa formação é aberta a todos. Os cursos avançados, tanto o de homem como o de senhora trazem novas metodologias de trabalho e aprofundam a relação com o cliente. Cruzam conteúdos de áreas como a psicologia, linguagem não verbal e marketing digital.

    Os cursos de aperfeiçoamento incluem conhecimentos de áreas complementares à da imagem, como é o caso do curso de Introdução à Perfumaria.

    Conhecer os cursos.

  • Claro que sim. Formamos profissionais desde 2010 que trabalham em Portugal e além fronteiras. Para nós, é um motivo de orgulho que a maioria das consultoras de imagem mais conceituadas do nosso país tenham feito a sua formação connosco.

  • Sim, desde 2010. A Blossom é uma entidade formadora privada que emite certificados de formação profissional ao abrigo da lei portuguesa que regulamenta todas as áreas profissionais não homologadas. Os nossos certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser traduzidos sempre que necessário.

    A profissão de consultor de imagem é relativamente recente, tendo cerca de 40 anos de existência. É uma área sem carteira profissional internacionalmente e Portugal não é excepção. No nosso país não existe nenhuma entidade estatal que reconheça a Consultoria de Imagem em si como profissão e por isso, não existe homologação. Os profissionais trabalham por conta própria e, na maioria dos casos, em regime de freelance. Esta situação aplica-se a áreas como o styling e a produção de moda, a maquilhagem ou o design de figurinos, entre outras. Os códigos de ética e conduta profissionais foram desenvolvidos pela AICI (Association of Image Consultants International) e é esta associação que regula e acrescenta credibilidade aos profissionais da área. Os cursos da Blossom são reconhecidos pela AICI, a maior e mais importante associação internacional de profissionais do sector.

  • A AICI é a maior e mais importante associação internacional de consultores de imagem do mundo. Existe há mais de 20 anos. Reúne mais de 1300 associados, tem representação em 25 países e tem sede em Portugal desde Abril de 2020 - AICI Portugal Central Chapter.

    O objectivo da associação é criar uma rede de consultores e ajudar a promover o seu trabalho através de formação constante, talks temáticas, partilha de experiências, networking e acesso a palestras internacionais.

Serviços de imagem pessoal

  • O programa realiza-se em sete encontros, habitualmente, um por semana ou de duas em duas, conforme a disponibilidade dos clientes e a nossa. Pode consultar informações mais detalhadas aqui.

  • Sim, o objectivo é que este programa seja personalizado e é possível ajustar a duração das sessões, o conteúdo e as datas.

  • Sim. Gostamos de trabalhar com todas as pessoas. Temos clientes dos 16 aos 75 anos.

  • A nossa filosofia defende que os guarda-roupas muito cheios atrapalham o dia-a-dia. Quando ajudamos os clientes a fazer um detox nos seus armários e percebemos que é necessário fazer algumas compras, promovemos um consumo consciente e moderado. Damos prioridade ao budget e hábitos de compra de cada cliente. As marcas e lojas que aconselhamos são seleccionadas com base no gosto, estilo e no que é indispensável para cada um.

  • Ao contrário do que se vê nos media, na Blossom não obrigamos ninguém a desfazer-se das suas peças de roupa. Compreendemos a importância dos laços emocionais que se vão criando com algumas peças. A nossa prioridade é tornar o guarda-roupa funcional e para que isso aconteça, acreditamos que o que lá está dentro deve ser realista e vestir-nos para a fase de vida em que estamos. Se existirem muitas peças que já não façam sentido no momento, podem ficar arrumadas noutro sítio ou podem ser doadas. Essa é uma decisão que cabe sempre ao cliente.

  • Claro que sim. Estamos sempre disponíveis para os nossos clientes e adoramos reencontros. Pode até ser para um café e uma conversa para fazer um ponto de situação e matar saudades.

  • Basta entrar em contacto connosco através do site, e-mail ou dos números de telefone disponíveis. Responderemos o mais brevemente possível.

  • As formações para empresas são personalizadas.

    Gostamos de conversar um pouco antes de avançar com a proposta para perceber quais são os objectivos, a duração pretendida, o público-alvo e quais os temas que podem fazer sentido para cada empresa. Para mais informações, basta que entre em contacto connosco para alinharmos os conteúdos e apresentarmos uma proposta.

  • Adoramos estes desafios e é sempre com prazer que aceitamos os convites. Gostamos de partilhar a nossa experiência na área e preparamos apresentações sobre o tema mediante o briefing de quem nos convida. Se nos indicar datas, duração e formato, temos todo o gosto em apresentar uma proposta.

Formação para empresas