The blues

Foi em França, no século XVII que surgiu a palavra denim. Nasceu da expressão serge de Nîmes e não era ganga. Era um tecido feito de seda e lã.

EUA – século XIX: o algodão pesado, tingido de anil e usado em roupas de trabalho fabris ganhou o mesmo nome.

A ganga, tal como a conhecemos hoje em dia, é um dos materiais mais comuns por esse mundo fora e a sua presença na moda é cíclica. E recentemente, com muitas polémicas à mistura. Informal por excelência, tem sido tendência repetente nas últimas estações.

E porque nem só de calças vive uma mulher, sites como o net-a-porter ou o Asos, criaram uma categoria específica para incluir um pouco mais do que as blue jeans.

Deixo-vos uma selecção de coordenados inspiracionais, versão street style.

Denim3

Para as corajosas. Porque é que estes dois coordenados resultam? Porque as texturas são diferentes. No primeiro, a t-shirt, o acolchoado do casaco, o lenço e a clutch acrescentam informação e quebram  a monotonia do azul. No segundo coordenado, embora o material seja o mesmo, as texturas fazem com que haja diferentes pontos de foco, o que torna tudo mais interessante.

Denim8

Nestes dois coordenados há um espírito ligeiramente andrógino e elegante que funciona bem. O ton sur ton do primeiro é realçado pelos acessórios masculinos e pelo corte do casaco. No segundo, a piada está no contraste entre o volume do blusão e os sapatos mais delicados. São ambos urbanos e fáceis de usar.

Denim5

Estrutura VS desconstrução – O primeiro look tem um ar mais arrumado porque a ganga foi coordenada com um blazer clássico e acessórios sofisticados e rígidos (clutch e pulseira). A fluidez da carteira e do casaco fazem com que o segundo fique num plano completamente informal.

Denim6

White and blue – o casamento perfeito. A ganga desfiada é de evitar em ambientes de trabalho, a não ser que sejam áreas mega criativas.

Denim4

Bad girl VS Good girl – Denim em versão rockeira ou em versão romântica. O preto acentua o lado mais rude da ganga. Os tons pastel e os sapatos nude, dão-lhe uma leitura completamente diferente, de menina mais romântica.

Denim7

Acessórios ao poder – camurças, pele, lenços, franjas e um eterno clássico – ganga + pratas e turquesas. Não há como falhar.

Denim2

Country girl – jardineiras e saltos quadrados ou ombros à mostra, folhos e uma saia rodada – duas versõs citadinas com um espírito campestre e primaveril como pano de fundo.

As opções são muitas e, se não conseguem viver sem ganga, inspirem-se e entrem neste blue spirit sem tristezas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *