As mulheres usam apenas 20% da roupa que têm no armário #2

Voltando ao tema de que vos falei aqui, hoje vou desenvolver o outro motivo que leva a que este fenómeno seja tão comum entre o público feminino. Refiro-me ao título do post – As mulheres usam apenas 20% da roupa que têm no armário.

A sociedade de consumo em que vivemos leva-nos a crer que precisamos de ter muitas coisas para ser felizes.

A questão da roupa e dos acessórios acaba por não ser excepção. Com mais crise ou menos crise, as mulheres continuam a gostar muito de comprar. Apercebo-me pelas clientes que há uma maior contenção e preocupação em ajustar as compras ao que já existe lá por casa. Mesmo assim, não é fácil.

Existe uma falsa necessidade de que é preciso TER MAIS. Não é.

Não precisamos de quantidades exageradas de camisolas, vestidos, calças ou sapatos. Não há tempo, nem vida, nem paciência para elaborar coordenados completamente diferentes todos os dias. E é por estes motivos que as mulheres acabam por repetir as mesmas fórmulas de coordenação, recorrendo quase sempre às mesmas peças. Identificam-se?


É possível construir looks muito variados com poucas peças. O segredo é simples. As peças de cores lisas permitem uma maior conjugação entre si. Os chamados “básicos” são indispensáveis e acabam por ganhar nova vida assim que os combinamos com acessórios ou com peças mais marcantes.

Recomendo que 70% da roupa seja lisa. Os restantes 30% podem ser estampados, com padrões ou detalhes mais marcantes.

As peças que compramos por paixão são aquelas que têm algum pormenor que nos chamou a atenção. O problema é que depois o armário está cheio de pormenores interessantes mas que não jogam uns com os outros. São peças que não se usam mais do que uma vez por semana e que a maioria das mulheres usa, às vezes, uma vez por mês. Valerá a pena investir?

É claro que acredito que a nossa relação com a roupa é um prazer que não deve ser julgado. Não defendo o minimalismo, defendo o equilíbrio. 80% de planeamento e 20% de impulso resulta em guarda-roupas mais equilibrados e menos frustrantes.

 

Uma ideia sobre “As mulheres usam apenas 20% da roupa que têm no armário #2

  1. Carina Rodrigues

    após ter lido o primeiro post, comecei a adotar algumas dicas e a roupa do meu armário tornou-se mais visivel o que ajuda mto a usar mais o que temos,sem sentir que não temos nd para vestir. já partilhei as dicas e foram muito bem recebidas! :)
    venham muitas mais

    Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *