O que é a consultoria de imagem?

Depois de muitos anos a trabalhar nesta área, há muitas pessoas que ainda me perguntam o que é a consultoria de imagem. O que é que faz um consultor? Isso é uma profissão?

Considero que todas estas perguntas são normais e válidas porque, embora se fale da área, na realidade, as pessoas ainda confundem bastante o seu campo de acção. Confundem consultores com stylists ou com bloggers de moda. Até com pessoas que trabalham a imagem gráfica de marcas. Parece-me importante clarificar algumas ideias.

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A consultoria de imagem é uma área específica dentro do universo da moda que tem como objectivo valorizar a imagem pessoal dos clientes. É impossível falar da consultoria sem falar de quem a põe em prática. Os consultores de imagem são profissionais que trabalham o estilo pessoal dos seus clientes de modo a atingir objectivos muito concretos. A imagem, enquanto ferramenta de comunicação, pode e deve ser ajustada a diferentes contextos da vida profissional e pessoal. Quando o estilo pessoal está alinhado com a identidade do cliente, o resultado é uma maior auto-confiança e uma auto-estima elevada.

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Para ser consultor é importante ter uma formação completa que implica mais conhecimentos do que aqueles que a maioria das pessoas imagina. Além das noções sobre tipos de corpo, proporções e formatos de rosto, é importante dominar variadíssimas ferramentas:

  1. O conhecimento do mercado (falo de marcas, preços, tamanhos por marca, estilos)
  2. A linguagem técnica (nomes de peças de roupa, acessórios, tecidos e texturas)
  3. A simbologia, harmonias e coordenação de cores (como coordenar e aconselhar cores consoante as situações; como escolher a melhor paleta de tons para cada cliente)
  4. Os diferentes estilos (os famosos sete estilos universais que datam do séc. XIX foram revistos e adaptados aos dias de hoje e na Blossom há uma metodologia de análise própria, mais abrangente e diversificada)
  5. Os efeitos visuais (como camuflar ou valorizar aspectos físicos através do corte, cores, texturas e padrões da roupa e acessórios)
  6. A coordenação da roupa na actualidade (eliminar ideias pré-concebidas sobre o que se pode ou não se pode usar é uma das estratégias que adoptamos no curso)
  7. A gestão e organização de um guarda-roupa inteligente (esquecer de vez a lista empoeirada de peças-chave da maioria dos livros de consultoria de imagem dos anos 90 e início de 2000)
  8. Estratégias para acompanhar um cliente numa sessão de compras (foco e assertividade com base no ponto 1 desta lista)
  9. Cultura geral de moda (é fundamental conhecer o meio em que nos movemos)
  10. Adaptação de técnicas a públicos específicos (como trabalhar com noivas, grávidas, idosos, pessoas doentes)
  11. Imagem corporativa (saber aconselhar soluções eficientes em empresas, das mais informais às mais tradicionais)
  12. Protocolo e dress codes (o que usar em diferentes eventos)
  13. Comunicação e empatia (soft skills bem trabalhadas para facilitar o trabalho dos consultores, aproximando-os dos seus clientes)

O consultor tem o papel de aconselhar soluções simples, eficientes e SEMPRE ajustadas ao gosto pessoal, ao estilo de vida e ao budget do seu cliente.

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Embora existam noções básicas sobre o que é mais favorável para cada tipo de corpo ou para diferentes ocasiões, a consultoria não é de todo uma área estanque ou fechada. Muito menos, nos tempos que correm. É esta a perspectiva que adopto na Blossom e que procuro passar aos alunos que frequentam o curso. Os “certos” e os “errados” não existem. As excepções à regra são uma constante e o que importa é ser flexível e ter capacidade de adaptação a cada cliente. Cada caso é sempre um desafio e deve ter uma resposta totalmente personalizada.

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Mais do que a moda, o que me interessa nesta área, é a relação que vou estabelecendo com as pessoas. Quando falamos de consultoria de imagem, falamos de situações reais do dia a dia e o impacto que o trabalho do consultor tem na vida dos seus clientes é enorme.

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Uma das grandes vantagens da consultoria de imagem para os clientes, além da autonomia que adquirem, é libertá-los de uma preocupação com o guarda-roupa e com a sensação de não ter nada para vestir. Ao tornar tudo funcional, organizado e equilibrado, os clientes ganham tempo para as coisas realmente importantes da vida. Eliminam de vez a confusão constante com o que usar em diversas situações, com idas às compras, com inseguranças sobre se “fica ou não fica bem?”. É uma questão prática. É também uma questão de prazer. Alguém gosta de se sentir desconfortável? Feio? Inadequado? Temos que nos vestir todos os dias e, a consultoria é um meio para que esse processo passe a ser mais simples e eficiente.

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“Quem são os clientes?”

“Quais são as vantagens em contratar um consultor de imagem?”

“A consultoria é um serviço de luxo?”

“Um blogger de moda é um consultor de imagem?”

“Qual é a diferença entre um consultor de imagem e um stylist?

Estes são temas para outros posts, que publicarei em breve.

 

 

2 ideias sobre “O que é a consultoria de imagem?

  1. Paula Camarneiro

    Olá Dora,
    É exactamente o que tento esclarecer todos os dias: “Sou uma Consultora de Imagem e não uma Consultora de Moda”
    “O consultor tem o papel de aconselhar soluções simples, eficientes e SEMPRE ajustadas ao gosto pessoal, ao estilo de vida e ao budget do seu cliente”
    Grata pela experiência gratificante de ter tirado o meu curso consigo.
    Beijinho,
    Paula Camarneiro

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